quarta-feira, 15 de agosto de 2007

ATITUDE COPYLEFT

Duva disponibiliza arquivos de sua premiada composição audiovisual "Suspensão" na Noema

Luiz Duva é um dos mais talentosos midiartistas brasileiros. Famoso pelo seu impecável rigor técnico, combinado a uma particular ousadia no palco, tornou-se um expressivo criador de composições audiovisuais para apresentações ao vivo. Sempre inovador é o primeiro artista brasileiro a disponibilizar na Internet as partituras de uma performance de live imagens.

Mídias utilizadas, mapa de palco, rider técnico, software e videopartitura, entre ouros documentos estão disponíveis no site da NOEMA - arte digital, um projeto online que congrega nomes relevantes da Internet criativa mundial, como os norte-americanos Mark Amerika e Heidi Kumao, o artivista italiano Davide Grassi, o VP de Tecnologia da AgênciaClick Abel Reis, e os brasileiros Vera Bighetti, Giselle Beiguelman, Lucas Bambozzi, entre outros.

Sobre Supensão:

Suspensão propõe a criação de um espaço-imagem/tempo distendido que é o resultado da manipulação em tempo real de imagens/sons previamente gravados e de imagens geradas ao vivo durante a apresentação da performance. De um modo geral trata-se de uma investigação sobre a possibilidade de expansão da imagem para dentro da própria imagem que resulta na criação de novas imagens e sons a partir de uma mesma imagem original. Para isso são criadas pequenas células de movimento que produzem, quando manipuladas, diferentes andamentos e ritmos que quando orquestradas formando uma peça, uma composição audiovisual.

A performance é um working in progress que se baseia no contraponto de uma ação física realizada em cena pelo performer, a de um salto, e na sua relação com imagens previamente gravadas desta mesma ação num encadeamento que busca expandir e explorar os contornos da imagem original propondo a partir dela a criação de uma narrativa estética em que os sentidos são instigados e os significados são sugeridos a partir de uma pluralidade de sons e imagens.

O performer em cena é quem conduz/faz fisicamente e apresenta a ação inicial ao vivo, para posteriormente explorála eletronicamente. É ele, com seu corpo não treinado, que faz o contraponto entre o fugaz momento de sua suspensão real (a que se dá em cena) e a que se dá na distensão eletrônica realizada através do encadeamento das células produzidas pela manipulação ao vivo.

Em cartaz na Galeria Noema a partir de 09/08/07.

Nenhum comentário: